sábado, 8 de setembro de 2007

Repertório

Desenvolver as habilidades violonísticas representa um conjunto de ações: Percepeção, técnica, teoria e REPERTÓRIO. Haverá um momento na vida do músico que ele poderá dispor de todas as outras habilidades. Porém, se lhe faltar o repertório tudo mais será inútil ou, no máximo, teorizações inúteis que jamais serão música.
Não importa qual o gênero: Clássico, Bossa Nova, Choro, Jazz, MPB ou Rock. O músico sempre deve ter algo "na manga" para tocar. Quando se estuda orientadado pelo repertório, o mesmo expõe os limites técnicos do violonista. Nessa hora, ele deverá parar e observar quais são estes limites. Abertura de mão esquerda exigida na segunda parte do Choro 1 de Villa-lobos. Ou, quem sabe, a estabilidade da mão direita exigida pelos estudos de Radamés Gnatalli. Talvez o problema seja a incompreensão e execução dos acordes de Passarim, de Tom Jobim. E por que não parar para melhorar aquela "levada" em 5 na música Seven Days, do Sting? Não importa o que seja: se não estiver bom, pare e resolva. É assim que o repertório funciona como ferramenta de estudo, além de ser o objetivo principal de tudo que se estuda em música. Por isso a importância de se manter tocando coisas novas e diversificadas.
www.violao-ensino.com


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