domingo, 9 de setembro de 2007

O Que é Técnica

Técnica é o recurso através do qual aprendemos a elaborar soluções para as diversas dificuldades mecânicas que se apresentam na execução de uma música. Isso envolve todas as habilidades do tocar. Técnicas de mão esquerda, técnicas de mão direita, técnica de relaxamento e respiração são algumas das que freqüentemente abordamos.

Quando dizemos que uma música é de um nível “muito técnico”, seria o mesmo que dizer “uma música com muitas dificuldades de execução a serem superadas”.

As habilidades técnicas são construídas com bastante trabalho ao longo de muitos anos.
O Estudo nº1 de Heitor Villa-lobos é um exemplo de dificuldade técnica interessante: Do início ao fim desta composição o violonista deverá desempenhar uma considerável habilidade de mão direita no que se refere a execução de arpejos (dedilhados) e estabilidade da mão e velocidade (nessa ordem).

Entre outras questões relevantes para obras como o Estudo nº1 algumas delas são como fazer isso tudo que foi citado soar de maneira relaxada, sonora, fazer com que todas as notas do arpejos sejam ouvidas, privilegiar a melodia, destacar polegar, etc, etc, etc...

Outra questão técnica importante (também encontrada no Estudo nº1): se essa música de execução rápida pede um acorde no início do braço do violão e, logo após, outro acorde na casa XII, como fazer isso sem errar? É preciso pensar qual dedo chega primeiro, que digitação será melhor para não comprometer o salto. Ou será melhor usar uma corda solta que apareça no caminho? Devem ser experimentadas várias alternativas.

O fato é que sem técnica, algumas músicas jamais serão tocadas. Ou, se chegarem a ser tocadas, ficarão mal tocadas.

Todo o repertório tem um nível de exigência técnica. Estudar de maneira técnica é o que fará com que a música fique bonita, sonora, fácil para quem toca e agradável para quem ouve.

www.violao-ensino.com




Acessos:

Nenhum comentário: