Quando o assunto é harmonia, todos nós já conhecemos (ou sentimos) os 3 estados fundamentais de uma música: REPOUSO, AFASTAMENTO e TENSÃO. Essas funções são exercidas, primeiramente, pelos acordes de I, IV e V graus (escala maior ou menor). Gostaria de dar um destaque especial para o acorde de V grau que exerce a função de TENSÃO. É uma função cuja conseqüência harmônica sempre será o REPOUSO.
Em primeiro lugar, lembremos que o acorde de V grau de escala maior será sempre um acorde maior com sétima (Ex. G7). Em segundo lugar, devemos sempre admitir que TODO ACORDE PODE SER SUBSTITUÍDO se preservada a sua função.
Vamos estabelecer uma relação entre dois acordes. Um é de tensão e o outro é de repouso ( respectivamente graus V e I de escala de dó maior ).
G7 -------------- C7M
sol -------------- dó
si --------------- mi
ré --------------- sol
fá --------------- si
Observe que no acorde G7 existem duas notas que estão a meio tom de outras duas encontradas no acorde C7M. Isso é o chamado "efeito sensível". Pessoalmente costumo definir isso como Pontos Atrativos. Quanto maior a quantidade de Pontos Atrativos entre dois acordes, maior (e diferente) será a força causada pelo acorde de tensão.
Vamos a outro exemplo. Neste caso o acorde G7 é substituído por C#7/9/11#.
C#7/9/11# ---------------- C7M
dó# ------------------------- dó
mi# ------------------------- mi
sol# ------------------------ sol
si ---------------------------- si
ré#
sol
Você encontrará o exemplo anterior aplicado na música "Papel Marchê" de João Bôsco.
Agora execute essas duas situações harmônicas e compare a tensão causada pelo primeiro exemplo e pelo segundo. Observe como a tensão do segundo exemplo é muito maior à medida que os Pontos Atrativos também são em maior quantidade.
Um último exemplo. Nesse caso G7 será substituído por B7.
B7 ---------------- C7M
si ------------------- dó
ré# ----------------- mi
fá# ----------------- sol
lá -------------------- si
Toque a música "Imagine" de John Lenonn em Sol maior e observe isso acontecer no refrão.
Para exercitar faça as seguintes progressões harmônicas:
1) C7M I C7 I F7M I G7 I C7M II
Substituindo:
1a) C7M I F#7/11# I F7M I Bm5º/7 I C7M II
1b) C7M I F#m5º/7 I F7M I C#7/9/11# I C7M II
1c) C7M I E7/13b I F7M I B7/13b I C7M II
Transponha essas idéias para todos os tons.
Para aprofundar esse assunto estude:
Função harmônica, trítono, inversão de acordes, livros de harmonia em geral.Também procure fundamentar muito bem seus conhecimentos de escalas maiores e menores.
www.violao-ensino.com
Acessos:
domingo, 9 de setembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário